sábado, 9 de março de 2019

Qual está sendo o meu testemunho?

É muito bom ir à igreja, encontrar e congregar com os irmãos em Cristo, estudar a bíblia, falar de Jesus às pessoas, não é mesmo? Jesus, antes de ser assunto ao céu, ordenou que seus discípulos espalhassem o evangelho a todos que estivessem a sua volta. Mas será que nós apresentamos Cristo às pessoas somente por meio da bíblia? Como nosso estilo de vida pode fazer com que outras pessoas conheçam o Salvador? Nesse estudo que faremos hoje, conheceremos um personagem bíblico que pode responder de forma bem simples essa questão: o endemoninhado geraseno.


No evangelho de Marcos, capítulo 5, podemos ver o relato da cura de um endemoninhado geraseno. Em algumas traduções poderemos encontrar província dos gadarenos, ou terra dos gerasenos, ambas se referem ao mesmo local. Gerasa era uma das 10 cidades que pertencia a região de Decápolis. Em meio aos sepulcros, vivia um homem que nada, nem ninguém, poderia contê-lo, até o momento que esse homem conheceu a Jesus. Confira a passagem:

"Chegaram então ao outro lado do mar, à terra dos gerasenos. E, logo que Jesus saíra do barco, lhe veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas; e ninguém o podia domar; e sempre, de dia e de noite, andava pelos sepulcros e pelos montes, gritando, e ferindo-se com pedras, Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e adorou-o; e, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. Pois Jesus lhe dizia: Sai desse homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que não os enviasse para fora da região. Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. Rogaram-lhe, pois, os demônios, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E ele lho permitiu. Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram. Nisso fugiram aqueles que os apascentavam, e o anunciaram na cidade e nos campos; e muitos foram ver o que era aquilo que tinha acontecido. Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram. E os que tinham visto aquilo contaram-lhes como havia acontecido ao endemoninhado, e acerca dos porcos. Então começaram a rogar-lhe que se retirasse dos seus termos." Marcos 5:1-17

História impressionante essa, não? Um homem que estava praticamente perdido, encontrou libertação por meio de Jesus Cristo. Há uma informação muito interessante nessa história, vale à pena falar sobre ela. A região de Decápolis era uma região pagã. Os porcos eram fonte de renda para os comerciantes, pois sua carne era consumida pela população. Quando a legião de demônios pediram a Jesus para entrar nos porcos, Cristo sabia que isso causaria grande prejuízo aos porqueiros. Jesus não foi enganado pelos demônios. Antes, queria apenas ensinar uma lição ao povo que conhecia a lei de Moisés, mas não a seguia.

Voltando ao relato bíblico, o endemoninhado geraseno estava praticamente perdido. Não havia ninguém que o pudesse livrar de seu fardo, pois estava totalmente dominado por Satanás. A sua história de conversão é impressionante, e veremos mais pra frente o poder que suas palavras passaram a ter depois do encontro com Cristo. Mas antes, para você conseguir entender a mensagem daqui em diante, vamos citar um texto escrito pela irmã White, que fala o seguinte.

"Estas lições são para nós. Os que alegam conhecer a verdade e compreender a grande obra a ser efetuada neste tempo devem consagrar-se a Deus de alma, corpo e espírito. No coração, no vestuário, na linguagem, em todo aspecto devem estar separados das modas e práticas do mundo. Devem ser um povo peculiar e santo. Não é o vestuário que os torna singulares; mas, pelo fato de serem um povo peculiar e santo, não podem levar as marcas da semelhança com o mundo." FEC - Pag. 311

Esse texto pode não parecer ter sentido algum com o sermão. Mas espere! Você já vai entender. Aqui, Ellen White fala a respeito de João Batista, o mensageiro de Cristo. João Batista foi alguém fora do comum. Ele se separou de tudo aquilo que o pudesse afastar-se de Deus. Amigos, luxos da vida. Vivia em simplicidade de vestuário e regime alimentar. Era um exemplo de Cristão, antes mesmo de Cristo iniciar seu ministério. Ellen White exorta que sejamos iguais à João Batista, e tomemos cuidado com o testemunho que damos às pessoas. Sim, aqui entramos no objetivo do nosso estudo: o testemunho que damos ao mundo. Vamos voltar à bíblia e acompanhar o final desse relato:

"E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam." Marcos 5:18-20

Aquele homem conheceu o poder salvador de Jesus Cristo, e implorou para que o deixasse estar com Ele. Jesus conhecia a sinceridade de seu coração, mas não permitiu que isso acontecesse porque o ex-endemoninhado tinha agora uma missão: falar do amor de Cristo e de sua infinita misericórdia. O geraseno passou a ser um instrumento nas mãos de Deus para falar do amor de Jesus, de seus milagres e de sua bondade. Ela estava restaurado, e era uma prova viva do poder transformador de Cristo. Em qualquer lugar que fosse, contava sua história e impressionava todos ao seu redor. O versículo é claro: "todos se admiravam".

De igual modo, Ellen White relata que as lições de João Batista se aplicam a nós, pois como luz do mundo, nação eleita, povo de propriedade exclusiva de Deus, temos agora uma mensagem a proclamar. E de que modo falaremos do amor de Deus para as pessoas ao nosso redor praticando atos que vão contra as coisas que ensinamos? Se você não precisasse dizer absolutamente nada sobre Deus, qual seria então o poder de seu testemunho diante de seu vestuário, do seu hábito alimentar, das amizades que você possui, das palavras que saem de sua boca, das músicas que você ouve, dos inúmeros posts e compartilhamentos que você faz nas redes sociais? As pessoas estão vendo Jesus através de seus atos e de seu estilo de vida?

Ninguém dava nada àquele endemoninhado, e ele se tornou um grande missionário por toda Decápolis. O que ele pregava, ninguém sabe. Provavelmente era sua história de gratidão a Deus por tamanha misericórdia. Imagino que ele tenha convertido milhares de pessoas através de seu testemunho. Da mesma forma, Jesus nos alcançou, e resta-nos contar nossa história de gratidão e de transformação a quem nos ouve. Só fica uma pergunta no ar: qual está sendo o meu testemunho?
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário