quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Cuidado com as raposinhas

Seguir a Cristo é um privilégio. Não há nada melhor do que andar nos preceitos que aprendemos frequentemente com o estudo da Palavra de Deus. Procurar desenvolver uma comunhão diária com Deus por meio das Escrituras Sagradas é um dever de qualquer pessoa que se intitula cristã. Não apenas isso, o fiel seguidor de Jesus busca demonstrar Seu amor salvífico por meio do testemunho pessoal e da ajuda ao próximo, pois aprendemos com a leitura da bíblia que quando fazemos o bem a um de nossos pequeninos irmãos, a Cristo o fazemos. E assim, vamos vivendo esse processo chamado santificação, que até onde sabemos, durará até a volta de nosso Salvador.

Enquanto isso, o professo cristão deve tomar cuidado com as tentações do mundo, com os prazeres que ele oferece, com as facilidades que, na realidade, dificulta nossa caminhada rumo ao céu. E quando achamos que tudo está bem e correndo de forma pacífica, é aí que devemos redobrar nossa atenção quanto ao que Deus quer nos falar. O sermão de hoje pode parecer “pesado”, mas é uma mensagem de advertência para todos nós, sem qualquer exceção. Esperamos que com a leitura a seguir, O Senhor possa abrir nossos olhos espirituais frente às ciladas que satanás coloca em nossa vida de forma suave, branda e muitas vezes, imperceptível, e que acabam nos afastando da presença de Deus. Cuidado com as raposinhas!


"Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor." Cânticos 2:15

Raposinhas são animais astutos, que muitas vezes enganam os cachorros com o odor de sua própria urina, desorientando-os e fazendo-os perder o rastro durante a caça. Assim, elas devastam os vinhedos, pois entram sem ser notadas, causando destruição. É exatamente isso que Cantares 2:15 quer nos alertar. Os verdadeiros problemas em nossa vida são causados por detalhes que deixamos passar desapercebidos, e que aos poucos, vão crescendo e tomando grandes proporções, impactando negativamente em nossa fé e na caminhada cristã. Você deve estar se perguntando: quais são as raposinhas que atrapalham minha comunhão com Deus?

Fofoca: A fofoca, também conhecida como mexerico ou intriga, é um veneno que mata qualquer pessoa. Ela causa aborrecimentos e incita inimizades. Onde existia uma relação harmoniosa entre duas pessoas, com a presença da fofoca, agora há mágoas, contendas, tristeza e, infelizmente, ódio. Em 1 João 3:15 diz que qualquer um que odeia seu irmão não é digno de receber a vida eterna. A fofoca não acrescenta nada de positivo para quem a profere, para quem é assunto da mesma ou para quem a ouve. Ela só traz destruição na vida de todos que estão envolvidos. Vale a pena fazer parte disso?

Inveja: A inveja, como todos sabem, é o desejo de possuir o que pertence à outra pessoa, acarretando em descontentamento, pois nunca estará satisfeito ou satisfeita com o que possui. Consequentemente, esse descontentamento gera fofoca, crítica e o anseio pela infelicidade e falta de prosperidade do próximo, tanto pelo lado material, quanto pelo lado sentimental e espiritual. A inveja prejudica todos os envolvidos, e principalmente: consome quem a sente, afastando-a dos propósitos de Deus. Em Hebreus 13:5, o Senhor diz que devemos viver livre do amor às coisas materiais, pois Deus nunca nos abandonará. Apegue-se a essa promessa!

Crítica: A crítica, em sua conotação negativa, tende a observar defeitos ou dizer mal de outra pessoa. Ela é fruto frequente do ciúme e da inveja. Na Bíblia encontramos o relato dos fariseus criticando os discípulos de Jesus por não terem lavado suas mãos antes de uma determinada refeição. Estavam tão presos às doutrinas criadas por homens que deixavam de viver a essência dos mandamentos de Deus. Assim acontece nos tempos atuais, quando o crítico condena ou questiona de forma biblicamente não fundada os atos de quem deseja seguir a vontade de Deus. Ou seja, como em Marcos 7:1-9, o crítico deixa de seguir os ensinamentos de Cristo para poder ter o prazer de falar mal de seu próximo. Você concorda com isso?

Murmuração: Não existe nada pior do que conviver com alguém que vive reclamando da própria vida, da vida dos outros ou das situações cotidianas. Um murmurador faz exatamente isso: queixa e se lamenta a todo momento, em qualquer lugar e em qualquer situação. Você conhece alguém assim? Ou melhor, você se vê dessa forma? Caso sua resposta seja positiva, é hora de reavaliar seus conceitos. Em 1 Samuel 8:4-7 encontramos o povo de Israel reclamando e pedindo a Samuel um rei, pois não queriam que Deus reinasse em suas vidas. Amados, confiem mais no Senhor e não reclamem das situações que a vida infelizmente nos submete. Deixe tudo nas mãos do Criador e seja grato em toda e qualquer circunstância, pois só se acha gratidão no coração daqueles que entregam sua vida ao Senhor.

Mau testemunho: Por fim, e não menos importante, uma série de raposinhas pode destruir nosso relacionamento com Deus por meio do mau testemunho. Como falamos no início, há muitas coisas que nós fazemos que parecem imperceptíveis. No entanto, são notados pelas pessoas que estão à nossa volta, gerando um mau testemunho. Isso inclui:

  • Ausência de comunhão diária com Deus: isso inclui o culto familiar, o estudo diário da Bíblia e de conteúdos que possam fortalecer nossa fé em Deus. Obviamente, a falta de momentos de oração pessoal entra nessa lista.
  • Linguajar inapropriado: são aquelas palavras de baixo calão que deveriam ter ficado no fundo do batistério, mas que por algum motivo, acompanham o vocabulário diário do cristão.
  • Vestuário incompatível: um verdadeiro seguidor e seguidora de Cristo deve se preocupar com o que vestir, para não ser confundido com alguém que não segue os mesmos princípios religiosos que o nosso.
  • Alimentação inadequada: é todo e qualquer alimento que entra em colisão com aqueles que a Bíblia nos informa como sendo saudáveis para nosso corpo. Isso inclui as recomendações doutrinárias da igreja, que são ignoradas por muitos.
  • Lugares impróprios de se frequentar: quem deseja seguir os passos de Jesus deve a todo momento se perguntar duas coisas: o que as pessoas vão pensar de mim ao me ver aqui? E também: meu Salvador estaria comigo neste lugar?

A Bíblia possui respostas para todos esses temas e muitos outros, mas finalizo esse sermão com Mateus 5:13-14, onde diz que nós somos o sal da terra e a luz do mundo. Precisamos tomar decisões pensando nas consequências. Não permita que essas raposinhas, que esses pequenos deslizes em sua caminhada apresente uma imagem negativa. Seja a diferença positiva na vida das pessoas, faça com que elas vejam Cristo através de sua vida!

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário